top of page

3 pontos para melhor compreender o que é espiritualidade

  • Foto do escritor: Alexandre Santos
    Alexandre Santos
  • 15 de fev. de 2023
  • 3 min de leitura

Ao escutar a palavra espiritualidade, muitas coisas vem a nossa mente. O ser humano esta sempre a procura de algo que o transcende, que é maior que ele.

Por isso gostaria de citar três pontos geras sobre o que é ser um ser espiritual no âmbito cristão:

  1. Para viver uma espiritualidade é preciso ser humano. Me lembro de uma uma música do Padre Fábio de Melo que diz assim: “Não se toca o céu se não tem os pés no chão”. Sim, muitas vezes pensamos que ser espiritual, ter uma vida de oração é esquecer que somos humanos, que somos de carne e osso, e Deus nos quer por inteiro.

  2. A Espiritualidade (a vida de oração) se alimenta do encontro. Querer encontrar e ser encontrado por Cristo. O grande erro é pensar que a espiritualidade é um conjunto de regras a ser executadas (preciso rezar tantas horas por dia, etc…), não ela não é isso, ela é o desejo de amar o Cristo e deixar-me ser amado por Ele. De viver uma intimidade com Cristo.

  3. Ter uma vida de oração, uma espiritualidade profunda, é ter o olhar voltado ao céu, é desejar ser e viver como Cristo. “Ser o outro Cristo no mundo”, isso é graça do nosso batismo, e que precisa ser cultivada.

E como cultivamos a nossa espiritualidade? Pela oração. Como dissemos no segundo ponto, no encontro, na intimidade. Para nos ajudar, gostaria de colar duas citações, a primeira de Santa Teresinha e a segunda do CS Lewis.


«Para mim, a oração é um impulso do coração, é um simples olhar lançado para o céu, é um grito de gratidão e de amor, tanto no meio da tribulação como no meio da alegria» (Santa Teresinha)

Partindo dessa citação de Santa Teresinha, o Catecismos da Igreja Católica no paragrafo 2562 nos diz: "De onde procede a oração do homem? Seja qual for a linguagem da oração (gestos e palavras), é o homem todo que ora. Mas para designar o lugar de onde brota a oração, as Escrituras falam às vezes da alma ou do espírito ou, com mais frequência, do coração (mais de mil vezes). É o coração que ora. Se ele estiver longe de Deus, a expressão da oração será vã"


Sim, a oração brota do coração, do ser mais profundo do homem, e é o homem todo que ora. Olha o que nos diz o grande escritor C.S. Lewis quando perguntaram para ele sobre a importância da oração:

“Deus não precisa da minha oração. Sou eu quem preciso dela. A oração me aproxima de Deus, revela minha dependência, minha fome e sede por Sua vontade, seu Reino, sua pessoa. A oração muda principalmente a mim — minha visão de Deus, do próximo, das circunstâncias.” (C.S. Lewis)

O oração tem o poder de nos transformar, ela tira o olhar de mim mesmo e me faz olhar o outro de uma forma nova.


E para você o que ficou mais forte nesse postagem?

Podemos concluir dizendo que quando mais nos voltamos à Deus pela oração, mais nos assemelhamos ao Cristo, que é a fonte e o sentido da nossa existência. Mas não nos esqueçamos, Deus se fez homem para que o homem possa ser elevado até ELE.


Deus é relação, Deus quer nos encontrar... Deixemos ser encontrado e amado por ELE.



Comments


© 2023 por Alexandre Santos. 

  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Branca Ícone Instagram
bottom of page