top of page

A arte pode nos levar a transcendência?

  • Foto do escritor: Alexandre Santos
    Alexandre Santos
  • 25 de jun. de 2023
  • 3 min de leitura

Ja começo respondendo, sim, com certeza a Arte pode nos levar à transcendência.

Mas o que é a transcendência? A transcendência é o lugar onde podemos experimentar de algo que é superior à nós. Para mim a transcendência me leva à Deus, criador de todas as coisas, e sentido de tudo. Sendo assim a arte pode me levar para mais próximo de Deus.


Mas por quê? A arte tem o poder de nos levar a experimentar a transcendência porque ela pode despertar em nós emoções intensas, evocar reflexões e expandir nossa consciência de maneiras únicas.



Com amorosa condescendência, o Artista divino transmite uma centelha da sua sabedoria transcendente ao artista humano, chamando-o a partilhar do seu poder criador. (Papa João Paulo II, carta aos artistas, 1999)

Por isso para iniciarmos essa reflexão sofre transcendência aqui no blog gostaria de apresentar 5 maneiras que a arte pode nos levar a transcendência, entre tantas outras:

  1. Pela expressão emocional: A arte pode suscitar fortes emoções em nós. Ela pode nos permitir a experimentar sentimentos profundos como o da alegria, da tristeza, do êxtase, da serenidade, da paz... Quando essas emoções são vividas de forma intensas elas podem nos levar a experimentar algo novo, diferente do que vivemos em nosso cotidiano e nos fazer conectar-se a um estado mais elevado da nossa consciência.

  2. Pela beleza estética: A contemplação da beleza é uma experiência transcendente por si só. A arte nos apresenta formas, cores, texturas e padrões harmoniosos que podem ser extremamente prazerozos de se observar. Ao mergulhar na beleza da arte, podemos transcender o mundo material e entrar em um estado de admiração e êxtase estético.

  3. Pela reflexão e questionamento: A arte muitas vezes desafia nossas percepções e perspectivas de mundo. Ela pode nos levar a questionar aos acontecimentos, provocar reflexões profundas e nos fazer pensar para fora das linhas convencionais. Ao confrontar essas ideias e esses conceitos novos, podemos assim transcender as limitações da nossa compreensão atual e abrir espaço para novas perspectivas e novos insights.

  4. Através de uma conexão com o transcendente: A arte pode nos conectar ao divino, ao mistério, ao sagrado. Muitas tradições espirituais usam a arte como um meio de comunicação com o transcendente. Seja através de representações religiosas, através da música sacra..., assim a arte pode nos levar a um estado de conexão espiritual que transcende o mundo físico e nos leva a uma dimensão mais profunda da nossa existência.

  5. Pela inspiração e transformação: A arte tem o poder de nos inspirar e nos motivar a buscar um crescimento pessoal e espiritual. Ao testemunhar a criatividade e a expressão de outros seres humanos, podemos despertar um desejo de expandir nossas próprias capacidades e explorar nosso potencial criativo. Através desse processo de busca e autodescoberta, podemos transcender nossas limitações e nos transformar em seres mais completos.

A beleza é chave do mistério e apelo ao transcendente. É convite a saborear a vida e a sonhar o futuro. Por isso, a beleza das coisas criadas não pode saciar, e suscita aquela arcana saudade de Deus que um enamorado do belo, como S. Agostinho, soube interpretar com expressões incomparáveis: « Tarde Vos amei, ó Beleza tão antiga e tão nova, tarde Vos amei! » (Papa João Paulo II, carta aos artistas, 1999)

Lembre-se de que a experiência de transcendência através da arte é altamente individual e ao mesmo tempo subjetiva. O que pode levar uma pessoa à transcendência pode não ter o mesmo efeito em outra. É importante estarmos abertos e receptivos à uma experiência estética, permitindo-nos mergulhar nas obras de arte com a mente e um coração aberto.



Comments


© 2023 por Alexandre Santos. 

  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Branca Ícone Instagram
bottom of page