Louvar à Deus com Arte
- Alexandre Santos
- 27 de fev. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 27 de fev. de 2023
Hoje gostaria de compartilhar com vocês uma reflexão sobre o Louvor. Como louvar a Deus pela arte.

Mas o que é louvar?
Louvar é reconhecer as qualidades de Deus, reconhecer quem Ele é. Louvar é externar esse reconhecimento pelas nossas palavras e ações. Por exemplo, reconhecer que sua vida é fruto da bondade de Deus é voltar-se a Ele em Louvor. Logo a arte pode ser um desses meios, uma via perfeita para proclamar e reconhecer a grandeza do Criador em nossas vidas.
Deus é o artista por excelência
Deus como criador é o artista por excelência. Em sua obra Ele criou beleza. Quantas vezes nós nos maravilhamos com a beleza da criação: a montanha, o mar, o por do sol, a lua cheia... A obra da criação é perfeita.
“O Senhor Deus fez brotar da terra toda sorte de arvores, de aspecto agradável, e de bons frutos para comer...”. Gn 2,9
Podemos ler em Genesis que Deus não criou apenas as arvores para fins utilitários, mas também para o prazer do nossoolhar, colocou nelas uma beleza estética. Deus não precisou justificar-se dando a sua obra uma forma religiosa. Elas não precisam ter forma de cruz para serem fontes de alimento, mas também de beleza. Assim a natureza continua a se desenvolver gerando frutos, nos dando beleza e na sua existência, se volta em louvor ao seu Criador.
"Todo o ser que respira, Louve ao Senhor"
Ao reconhecermos a beleza da criação, automaticamente nos voltamos ao seu Criador. A criação em si nos leva a vivência do louvor, do reconhecimento à Deus, que é o Criador.
Mas como a arte pode ser instrumento de louvor?
O artista ao criar beleza, traz em si a imagem do Deus Criador, no esvaziamento de si ele pode levar o outro a um encontro com o Deus, ao reconhecimento da presença de Deus na história. Na contemplação de uma obra de arte que transpira beleza, nosso coração pode encontra-se com o Belo por excelência.
Talvez para você seja mais evidente viver essa experiencia de louvor, por exemplo, com as músicas que trazem uma letra religiosa explicita. Com letras inspiradas diretamente da Bíblia...
Mas é importante sabermos que toda expressão artística, quando verdadeira, nos revela a beleza, nos leva a uma #transcendência, nos faz voltar-se à Deus e reconhecê-lo como a fonte e o ápice da nossa existência. E aqui ressalto que mesmo quando não fala de Deus de forma explicita, se é bela, pura e verdadeira, pode nos levar ao amado de nossas almas.
Minha experiência
Morando na França nesses últimos 15 anos, vivendo a missão, tive varias experiências de Louvor à Deus pela arte, seja tendo contato diretamente com ela, ou produzindo eventos artísticos que me levaram a viver essa experiência.
Um exemplo marcante foi quando eu visitei o Palácio de Versailles ou ainda o Museu do Louvre. Ao caminhar por aquelas imensas galerias repletas de beleza em uma arquitetura singular; ao ler o nome das obras, dos artistas, compreendendo melhor a história das obra e dos seus autores; os detalhes, a técnica utilizada; fui me voltando a Deus e rendendo graças, pois ele permitiu que pessoas ordinárias transbordassem o extraordinário.
"Quanto mais consciente está o artista do « dom » que possui, tanto mais se sente impelido a olhar para si mesmo e para a criação inteira com olhos capazes de contemplar e agradecer, elevando a Deus o seu hino de louvor. Só assim é que ele pode compreender-se profundamente a si mesmo e à sua vocação e missão." (São João Paulo II - Carta aos Artistas 1999)
Ah, então podemos afirmar que a arte não precisa ser explicitamente cristã para se voltar em Louvor à Deus? Qual a sua opinião? (Talvez uma questão para uma proxima postagem?).
Que a nossa vida e nossa arte seja um eterno louvor ao Criador.
.
Comments