Talvez você ja tenha escutado o convite do Papa Francisco: "Quero uma Igreja em saída". Uma Igreja que sai dos seus muros e vai ao encontro daqueles que estão mais distantes, aqueles que se encontram na periferia da nossa sociedade.

No dia 31 de maio festejamos a festa da visitação, festejamos o momento em que Maria visita Isabel. Podemos perceber e contemplar nesse ato Maria “em Saída”. Ela que tinha acabado de receber a missão de ser a mãe do Salvador não se fechou na grandiosidade do seu chamado, mas foi apressadamente ao encontro de Isabel para ajudá-la. Agora ela não estava mais só, em cada ato, em cada gesto ela levava o Salvador.
"...Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente..." (Lucas 1,39)
Hoje a exemplo de Maria, somos convidados a ir ao encontro do outro, e não guardar a experiencia do chamado de Deus somente para nós. Sim a experiencia de Deus nos impulsiona para o outro, não somente para dar uma ajuda material, mas para levarmos o Cristo que habita em nós.
Percebo que esse longo tempo de Pandemia, onde fomos levados a viver em um Isolamento Social, embora que fosse necessário para a nossa saúde, deixou marcas e sequelas em nós. Quantas pessoas não encontramos mais depois desse longo período? Para muitos nossa vida virtual ganhou mais força e o quanto é difícil sair dos nossos muros e nossa comodidade para ir ao encontro do outro. Quantas pessoas necessitam da nossa presença, da nossa visita. Ja parou para pensar nisso?
Então só nos resta a criatividade, pois existem milhares de formas de se fazer presente.
Posso testemunhar que durante todo esse tempo vivi muitas experiencias de “visitar” e de ser “visitado”. Muitas pessoas foram sinal visível da presença de Cristo em minha vida e família. Presença essa que não ficou escondida em nossas paredes, mas que transbordou em cada ligação, um cartão, uma ação concreta... quantas visitas, quanto amor em forma de ligação, sms, WhatsApp...
Ahhh, experiências essas que me levaram ao exemplo de Maria a cantar o MAGNIFICAT.
Ao visitar alguém, assim como Maria somos chamados a levar Cristo Conosco. Maria ao entrar na casa de Isabel transformou aquele lugar com essa presença:
"Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo." (Lucas 1,41)
Que ao exemplo de Maria, possamos sempre levar essa presença de Cristo que nos batiza no Espirito Santo e com o coração grato possamos nos voltar à Ele que nos escolheu e cantar o Nosso Magnificat: O Senhor fez maravilhas, Santo é o seu Nome".
Comments