Música na Bíblia
- Alexandre Santos
- 27 de mar. de 2023
- 3 min de leitura
A música também faz parte da nossa herança criativa dada por Deus. No capitulo 4 do livro de Gênesis vemos a menção de Jubal, um dos primeiros descendente de Adão, que inventou e tocou instrumentos de música.
"O nome do seu irmão era Jubal, que foi o pai de todos aqueles que tocam a cítara e os instrumentos de sopro" Gênesis, 4,21
Jubal se tornou o "ancestral" de todos aqueles que tocam cítara e flauta.

O Cântico de Moisés
Ao continuar nossa viagem nos primeiros capítulos da Bíblia logo chegamos em Êxodo 15 onde vemos a menção da primeira música na Bíblia que foi o Cântico de Moisés: um canto de Louvor e Ação de Graças ao Deus que os fez passar a pé enxuto no Mar Vermelho.
"O Senhor é a minha força e o objeto do meu cântico" Êxodo, 15,2
Esse canto foi entoado com tanto jubilo e reconhecimento à Deus que "A profetisa Maria", irmã de Aarão, tomou seu tamborim na mão, e todas as mulheres a seguiram dançando com seus tamborins. "Maria as acompanhavam cantando" (cf Ex 15, 20-21).
Interessante ver que esse cântico é tão forte e único que ele é mencionado no ultimo livro da Bíblia, dizendo que os anjos cantavam esse cântico: Apocalipse 15, 3: "Cantavam o cântico de Moisés, o servo de Deus".
Ao percorrer a Bíblia vamos encontrando muitos momentos musicais, canções, poesias, danças. Especialmente vemos que esses momentos são sempre ligados a um contexto liturgico. A música desde sempre está a serviço da Liturgia.
Criativos no Louvor
Automaticamente ao falar de música na Bíblia, nos lembramos do Rei Davi. Ele cantou, compôs salmos, tocava a citara (arpa) para acalmar Saul (cf 1 Samuel 16,23), e além de tudo levava as pessoas a cantar e dançar (cf. 1Samuel 18,6 ; 2 Samuel 6,14-15).
O Rei Davi nos ensina a ser criativos no Louvor. Para cada momento da sua história, Davi foi acompanhado da música, seja nos momentos felizes e mesmo nos momentos mais obscuros da sua vida onde ele compôs o salmo 50 (51), reconhecendo seu pecado e pedindo perdão à Deus.
A música tem esse poder de júbilo, quando estamos felizes queremos cantar, festejar dançar. Deus quer que sejamos expressivos e criativos em nosso louvor. Deus se alegra quando vvê os dançarinos dançarem, os músicos tocarem, ao contemplar os salmistas compondo, ao escutar nossas vozes unidas em um só Louvor.
A musica nos chama à vida
No Evangelho de Lucas podemos ver duas citações em relação à musica. Automaticamente você ja pensou no cântico que entoamos no Natal: "Gloria à Deus nas Alturas", porém Lucas escreve que os anjos não cantaram, eles apenas recitaram.
Assim a primeira citação de Lucas está no capitulo 7,32: "Tocamos a flauta e não dançastes; entoamos lamentações e não chorastes." Essa passagem faz alusão a Jésus e João Batista que estavam vivendo a missão, entoando a boa nova, porém o coração dos homens estavam tão endurecidos que a mensagem por eles anunciada não era acolhida.
A segunda menção é no Parábola do Filho Pródigo, quando o irmão mais velho se aproxima da casa e escuta as musicas e as danças (cf. Lucas 15,25). Ao escutar a música alegre pelo retorno do seu irmão ele recusa em viver essa alegria de duas formas: primeiramente por não ser de acordo com a volta do irmão e por se sentir excluído, pois a festa começou sem ele. Mas uma vez a música é entoada, porém existe uma rejeição por aquele que escuta.
Um ponto comum dessas duas passagens onde colocamos em evidencia a música: Ao escutarmos a música somos chamados a participar, a deixar se envolver ou podemos decidir de permanecermos com o coração endurecido e nos fecharmos no nosso próprio egoísmo. Nesses dois casos a música nos convida a viver o tempo presente onde ela nos chama a festejar a vida:
"Convinha, porém, fazermos festa, pois este teu irmão estava morto, e reviveu; tinha se perdido, e foi achado” São Lucas, 15,32
Para onde você tem deixado a musica te levar?
Você tem acolhido o convite que ela esta te fazendo ou rejeitando? A musica é instrumento de encontro com Deus, ela também é instrumento de louvor, de reconhecimento pelo que Deus é e faz, assim como fez Moisés ao passar o mar Vermelho e reconheceu que Deus é Vitorioso.
Comentarios