Ofertar nossa vida
- Alexandre Santos
- 20 de abr. de 2023
- 4 min de leitura
Existimos para manifestar a glória de Deus. Uma das formas de colocar em prática esse nosso chamado é viver uma vida de louvor, reconhecendo quem Deus é. Por isso quero convidar você a dar mais um passo nesse caminho: viver o reconhecimento da presença de Deus pela oferta da sua vida.
Nos primeiros 11 capítulos da carta aos Romanos, são Paulo nos lembra tudo o que Deus fez por nós: a criação, a nossa própria vida, a salvação em Jesus e o dom do Espírito Santo. Ele nos convida a relembrar os feitos de Deus na história da humanidade, e nos voltarmos à esse Deus.

Vivemos em uma cultura da competição, onde aprendemos que não podemos nunca abandonar nem ceder, é necessário ganhar, conquistar, ter sucesso. Porém para nós, o segredo da verdadeira alegria está e ofertar nossa vida à Deus em uma confiança total. Quando compreendemos esse amor de Deus por nós essa oferta é uma reação natural diante desse amor que nos escolheu e nos amou primeiro.
São Paulo nos encoraja a ofertar nossa vida inteiramente à Deus : "Eu vos exorto, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, a oferecerdes vossos corpos em sacrifício vivo, santo, agradável a Deus: é este o vosso culto espiritual" (Romanos 12,1)
Mas diante desse cultura de competição que vivemos, existe dois obstáculos que nos impedem de ofertarmos nossa vida ao Senhor: o medo e orgulho
O medo nos impede pois ele nos centraliza naquilo que não conseguimos, nas nossas fraquezas. Agindo assim não conseguiremos ter idéia da grandeza do amor de Deus por nós, assim pensamos ser responsáveis por tudo e vamos nos apoiando exclusivamente em nós mesmo. Quanto mais nos mergulharmos no amor de Deus, mais será fácil de nos voltarmos à ele.
Como ter certeza desse amor de Deus?
Ele nos deu numerosas provas:
Ele nos disse explicitamente (Salmo 145);
Ele não tira os olhos de nós (Salmo 138/139)
Ele cuida de nós ( Mateus 10,30);
Ele nos da a capacidade de usufruir dos bens materiais (1 Timoteo 6,17);
Ele tem bons projetos para a nossa vida (Jeremias 29,11);
Ele nos perdoa (Salmo 85/86)
O Senhor nos ama infinitamente mais do que possamos imaginar. A maior prova de seu amor se dá no sacrifício do seu Filho por nós:
"Mas eis aqui uma prova brilhante de amor de Deus por nós: quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós" (Romanos 5,8).
Se quisermos saber o quanto Deus nos ama, somos convidados à olhar para o Cristo de braços abertos na cruz que não cessa de nos dizer: "Te amarei para sempre". Ele não nos obriga, mas ele nos convida, e ao aceitar esse convite somos libertos, ao ofertar nossas vidas à Ele nos nos tornamos homens e mulheres livres, descobrimos que Ele é um Deus misericordioso que nos ama como somos, descobrimos que ele é pai, ele é amigo.
O orgulho
Nosso orgulho é o segundo obstáculo que nos impede de voltarmos inteiramente à Deus com confiança. O orgulho é ligado à mais antiga tentação: "Sereis como deuses" (Genesis 3,5). O orgulho nos leva a querer ter o controle absoluto, provocando assim tensões em nossas vidas: não aceitando nossa humanidade e nossas fraquezas, sempre sendo invejosos e ciumentos das capacidades dos outros...
Somos chamados a nos submeter à Deus.
A submissão não é sinônimo de uma resignação passiva. Ela não quer dizer que precisamos aceitar tudo o que nos acontece, ela não faz de nós pessoas fracas. Submeter à Deus é ofertar a nossa vida à Ele. Ao nos ofertarmos à Deus, não sufocamos nossa personalidade, pelo contrário, Deus se utiliza de tudo o que temo e somos. Na verdade doar a nossa vida enriquece nossa personalidade. Quanto mais nos voltamos para o Cristo é que minha personalidade começa a se revelar de verdade.
"Quanto mais deixamos Deus reinar em nós, mais nos tornamos nós mesmos, pois foi Ele que nos criou" C.S. Lewis
A confiança é a característica de uma ofertada.
Abraão seguiu a palavra de Deus sem saber onde ela o levaria;
Maria acreditou na palavra do anjo Gabriel sem saber como ela se cumpriria;
José acreditou no plano de Deus sem compreender como tudo estava acontecendo.
Cada um deles estavam totalmente submissos à vontade de Deus. Deus se utiliza daqueles que confiam inteiramente nele. Se o Senhor escolheu Maria para ser a mãe de Jesus, não foi porque ela era a mais sabia, a mais bela, mas porque ela tinha uma confiança absoluta n'Ele. Quando o anjo explicou para ela o projeto de Deus, ela respondeu serenamente: "Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a sua Palavra" (Lc 1,38). Nada é mais poderoso que uma vida que é colocada nas mãos de Deus.
Porque querer carregar o mundo nas nossas costas? Precisamos aprender a confiar em Deus. O maior exemplo de vida doada é o próprio Jesus. Seu desejo era simplesmente cumprir a vontade de Deus.
Quais são os frutos de uma vida ofertada?
A confiança em Deus nos traz paz e nos torna verdadeiramente livres. A confiança nos leva à vitoria, ela nos dá forças para combater nossas tentações e medos.
Hoje o convite para cada um de nós é de nos voltarmos à Deus e colocar tudo aos seus pés: nossos arrependimentos passados, os problemas e sofrimentos presentes, nossos projetos, nossos medos, nossos sonhos, nossas fraquezas, nossas decepções e complexos. Fomos criados para manifestar a gloria de Deus pela nossa vida e quando não o fazemos transferimos a responsabilidade da nossa vida para outras coisas e pessoas.
Ofertar nossa vida à Deus não é algo instantâneo e automático, é um caminho. Por isso a cada manhã precisamos fazer essa nossa oração de entrega, ofertando à Deus à nossa vida
“Se alguém quer vir após mim, renegue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz e siga-me" (Lucas 9,23)
Vamos refletir?
Para meditar: O segredo é de ofertar a sua vida totalmente à deus
Versículo bíblico: "Eis aqui a serva do Senhor, que faça-se em mim segundo à Tua palvra" (Lc 1,38)
Pergunta: Quais os dominios da minha vida eu ainda não confiei ao amor de Deus?
Comments