Podemos evangelizar através das artes?
- Alexandre Santos
- 19 de fev. de 2023
- 2 min de leitura
Com certeza podemos e devemos, pois a arte tem o poder de nos levar mais longe que nossas simples palavras.

Hoje no meio cristão, muito falamos que a arte é um verdadeiro instrumento para a evangelização. Quando falamos de evangelização, estamos querendo dizer que a nossa arte pode anunciar a boa nova para aqueles que estão longe ou ainda não conhecem o Cristo. O artista por meio da sua arte, quando a arte é verdadeira, ela leva o outro para um outro lugar, para um encontro.
Uma incoerência
Falamos muito no meio cristão da arte ao serviço da evangelização, porém pouco conhecemos ou mesmo experimentamos da arte clássica e/ou contemporânea, nos reduzimos a experimentar, por vezes, apenas da arte religiosa. Assim aos poucos vamos nos contentando em fazer arte somente para os cristãos, somente para dentro. E isso é completamente contrário com a essência da palavra evangelização. Evangelizar é sair de si mesmo, é ir ao encontro daqueles que estão nas periferias da sociedade. Mas quando fazemos arte simplesmente com o olhar para dentro, será que a nossa linguagem não está completamente distante dos nossos contemporâneos?
Questionamento
Onde estão os artistas cristãos que vão ao encontro das pessoas mais distantes, que não conhecem o Cristo e que falam com a sua arte dos problemas da sociedade da qual vivemos atualmente?
Se a nossa arte não estiver atenta a isso, acredito que ela está bem longe de ser evangelizadora, e talvez ela esteja ainda fechada em nós mesmos ou nas nossas estruturas.
Me uno ao #PapaFrancisco e afirmo, que a nossa arte para ser evangelizadora, precisa estar com o olhar voltado para fora. Em um "Igreja em Saída"
Nunca esqueçamos
A arte tem a força de atração, ela consegue levar as pessoas à lugares que nossas palavras talvez não consigam, pois a arte transcende o artista, ela abre caminhos. Por isso gosto sempre de dizer que o artista, seja ele reconhecido como cristão ou secular, quando sua vida esta repleta de Deus, a sua arte consequentemente transbordará Deus.
Me lembro de uma frase do nosso saudoso Monsenhor Jonas Abib em seu livro "Músicos em ordem de batalha" quando ele se referia da música ao serviço da evangelização:
"A música é um flecha que vai diretamente ao coração e abre espaço para que Deus possa entrar e fazer a sua obra" (Mons. Jonas Abib)
Concluo dizendo que a Arte, quando é bela e verdadeira, ela abre abre os nossos corações para que o mais Belo dos filhos dos homem (Jesus), possa vir entrar, transformar e nele fazer morada. Isso que chamamos de arte transformadora.
Yorumlar