top of page

Tranformados pela verdade

  • Foto do escritor: Alexandre Santos
    Alexandre Santos
  • 4 de mai. de 2023
  • 3 min de leitura

A verdade nos transforma. Mas onde encontrar a verdade?

O Evangelho de São João nos indica: "Santifica-os pela verdade. A tua palavra é a verdade" (João 17,17). A Palavra de Deus é viva, ela nos ilumina, ela é para nós a fonte da verdade que nos transforma. Quando Deus fala, as coisas são transformadas, pela palavra que sai da boca de Deus coisas são criadas assim como lemos no recito da criação (cf Gn 1). Sem a Palavra de Deus não estaríamos aqui, pois ela dá origem à vida, ela faz milagres, cura as feridas, dá alegria, ela nos fortifica para superar os momentos difíceis e para vencer as tentações.



Permanecer na Palavra de Deus

“Se permanecerdes na minha palavra, sereis meus verdadeiros discípulos; conhecereis a verdade e a verdade vos livrará” (João 8, 31)

Somos chamados a permanecer, a nos alimentar da Palavra de Deus, ela é nosso alimento, é dela que tiramos nosso sustento para o nosso caminho de santidade. Sem ela nossa vida de fé se apaga.


Quantos problemas vivemos pelas consequências das nossas escolhas. Pois nos basemaos muitas vezes nos critérios que estão a nossa volta:

  • culturais: "todo mundo faz"

  • tradicionais: "sempre fizemos dessa forma"

  • racionais: "isso é lógico"

  • emocionais: "isso é lícito"

Por isso temos a necessidade de um guia seguro que nos conduzirá na boa direção, e esse guia é Jésus. Ele é a Palavra, Ele é o "Caminho, a Verdade, a Vida" (João 14,6)


Para que o Espírito possa me transformar pela verdade é necessário não apenas crer na Palavra de Deus, mas aprofundá-lá: acolher essa palavra, lê-lá, estuda-lá, memoriza-lá, medita-lá...

"Recebei com mansidão a palavra em vós semeada, que pode salvar as vossas almas" (Tiago 1,21)

A parábola do semeador (cf Lucas 8, 4-18) nos ilustra essa acolhida que damos à Palavra de Deus. Estamos deixamos que a Palavra de Deus crie raízes na nossa vida e dê frutos? Nessa parábola Jesus apresentou três atitudes estéreis: um coração fechado (o solo duro), um coração superficial (solo com pouca profundidade), um coração distraído (o solo com ervas daninhas).


"Vede, pois, como é que ouvis" (Lucas 8,18)

Ler a Palavra de Deus

A leitura da Bíblia no cotidiano nos permite permanecer em comunhão com Deus. Após essa leitura podemos fazer algumas perguntas sobre o que lemos, anotar aquilo que descobrimos. Isso permitirá que a Palavra de Deus continue ressoando dentro de nós.


Memorizar a Palavra de Deus

Podemos também memorizar a Palavra de Deus. Nossa memória é um dom de Deus. Talvez você diga, "tenho pouco memória", mas olha quanta coisa, quantas idéias, quantos feitos estão ai guardados. Aquilo que é importante para nós está guardado. Quando a Palavra de Deus é importante para nós, faremos o necessário para que ela continue ressoando na nossa vida. Isso nos ajudará a melhor resistir as tentações, a tomar melhores decisões, a amadurecer, a dar bons conselhos e a compartilhar com outros nossa experiência de fé.


Meditar a Palavra de Deus

Uma das formas de meditar na palavra de Deus é mergulhar em um texto escolhendo um versículo que te chamou à atenção, permitindo que esse versículo ressoe durante o todo o seu dia. Nada melhor para transformar nossas vidas e nos tornar mais semelhantes à Jesus que a meditação das Santas Escrituras no nosso dia a dia.


Colocar em Pratica

Talvez essa seja a etapa mais difícil: colocar em pratica aquilo que aprendemos com a Palavra de Deus.

“Aquele, pois, que ouve estas mi­nhas palavras e as põe em prática é semelhante a um homem prudente, que edificou sua casa sobre a rocha" (Mateus 7,24)

A Palavra de Deus não nos foi dada para aumentar o nosso conhecimento, para ser um objeto de estudo, mas para transformar à nossa vida. Você já parou para compartilhar ou escutar alguém sobre a ação da Palavra de Deus em sua vida? Na partilha aprendemos verdades que talvez nunca aprenderíamos sozinhos. Eles podem ser luzes que nos ajudarão a colocar em pratica à Palavra de Deus de forma concreta em nossa vida.


Um conselho

Após ter lido, estudado, meditado a Palavra de Deus, para nos ajudar a colocá-la em prática escreva quais foram suas decisões e seu projetos que nasceram dessa escuta da Palavra de Deus. Isso é um compromisso pessoal; ao mesmo tempo pratico, pois é algo que podemos fazer e que podemos avaliar.


Vamos refletir:

Para meditar: A verdade me transforma

Versículo bíblico: "Recebei com mansidão a palavra em vós semeada, que pode salvar as vossas almas" (Tiago 1,21)


Pergunta:

  • O que Deus me disse na sua Palavra e que ainda eu não coloquei em prática?

 
 
 

Comments


© 2023 por Alexandre Santos. 

  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Branca Ícone Instagram
bottom of page